Conheça quatro alimentos “superfantásticos”

Por: Tâmara

20 de abril de 2010 16:52 | Dicas da Nutricionista

Eles têm nomes estranhos, mas são capazes de fazer milagres!

Pode até parecer clichê, mas se você quer ter qualidade de vida é preciso investir na alimentação. Além de evitar frituras, comer muitas frutas e diversos legumes, existem alguns alimentos, pouco conhecidos, que podem fazer toda a diferença quando se trata da sua saúde. Conheça quatro destes aliados:

Pitaya

É uma fruta vermelha e adocicada de origem sul-americana. Ela é rica em fibras e contém diversas propriedades digestivas. Além disso, contém grande quantidade de vitamina C, o que fortalece o nosso sistema imunológico. O melhor é consumi-la in natura, em sucos e sorvetes.

Amaranto

Este grão, vindo dos Andes, à primeira vista pode ser confundido com o nosso feijão. O seu gosto é praticamente imperceptível e ele pode ser consumido em ensopados e na salada. Muito rico em fibras, proteínas e rutina, este grão contém ação antioxidante e traz vários benefícios ao coração. Pesquisas recentes comprovaram ainda, que ele pode ser um aliado no controle do colesterol.

Farro

É um cereal de nome curioso, pouco difundido no Brasil, mas usado desde o Egito antigo. Em países da América do Norte e da Europa, o farro marca presença em saladas, sopas e massas de pizza, pão e macarrão. Rico em fibras e proteínas, este cereal ajuda no ganho de massa muscular e controla a elevação da glicemia e do colesterol. De origem egípcia, pode ser encontrado em forma de grãos ou em farinha. Na primeira versão, a dica é acrescentá-lo nas saladas. Já como farinha, pode ser usado no preparo de pizza, pão e macarrão.

Goji

Para quem gosta de frutas exóticas, esta é uma excelente opção. Com um gosto levemente azedo, esta fruta chinesa contém grande quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais. Para se ter uma idéia da sua importância para o nosso organismo, ela contém 500 vezes mais vitamina C do que a laranja. Além disso, o seu consumo ajuda a prevenir o envelhecimento. Fazer um suco desta maravilha pode ser a melhor maneira de ingeri-la.

Fonte:  Portal Sua Dieta – http://suadieta.uol.com.br/Materias

Confira mais detalhes sobre as propriedades nutricionais do amaranto e como usá-lo nas seções desta edição: Alimentos de A a Z e Receitas do Mês. Os outros três alimentos citados neste texto voltarão a ser enfocados nas próximas edições da Newsletter Spa Recanto das Figueiras – Um mundo de paz e beleza. Aguarde!