Previna a gripe através da alimentação

Por: Tâmara

30 de julho de 2012 11:28 | Saúde, Beleza e Bem-estar

A gripe nada mais é que uma doença respiratória aguda e contagiosa que é causada pelo virus influenza. Este virus infecta o aparelho respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos). Já a gripe A (H1N1) que infelizmente está matando muitos pacientes ultimamente é um subtipo do virus da influenza que é transmitido principalmente por meio do espirro ou tose e também pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

A alimentação é a melhor forma de prevenção para todos os tipos de gripe. A alimentação balanceada fortalece o sistema imunológico criando uma barreira contra estes virus.
Conheça os melhores alimentos com nutrientes valiosos para fortalecer seu sistema imunológico:

  • Vitamina A: Presente no pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema, abacaxi.
  • Vitamina B: Presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.
  • Vitamina C: Presente no kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, acerola, limão e ponkan.
  • Selênio: Presente na cebola, gengibre e salsa.
  • Zinco: Presente na aveia, feijão e leite.

A alimentação ideal é aquela que inclui de forma regular o consumo de frutas, verduras e legumes. Proteina e carboidratos na sua medida certa e também a hidratação é claro de uma media de 2 litros no decorrer do dia.
Na prevenção, além de uma alimentação equilibrada, são necessários alguns cuidados especiais.

Veja algumas orientações do Ministério da Saúde:

  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
  • Evitar locais com aglomeração de pessoas;
  • O ambiente deve estar sempre ventilado e, se possível, com uma temperatura agradável;
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
  • Horas regulares de sono e atividades físicas são imprescindíveis para melhora da defesa do organismo;
  • Informe-se sobre o calendário de vacinação para prevenção específica à gripe;
  • Evitar o contato direto com pessoas doentes;
  • Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e não usar medicamentos sem orientação de um profissional da saúde.

Fonte: Ministério da Saúde.
Túlio Krause