Pré-diabetes, o que é isso?

Por: Tâmara

20 de junho de 2012 10:12 | Saúde, Beleza e Bem-estar

A Pré-diabetes já afeta 12% da população braisleira. Como o nome já diz, é o estágio intermediário entre a normalidade e a diebetes do tipo 2 nos adultos. Ela pode ser reversível, se forem adotados hábitos de vida mais saudáveis. Os potenciais desenvolvedores da diabetes são considerados em estado de risco.

Nesta fase, já pode haver acúmulo de gordura nas artérias, doenças cardíacas, alterações cognitivas e alguns tipos de câncer. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes estão: idade acima de 45 anos, excesso de peso, sedentarismo, hipertensão arterial, aletrações nas taxas de colesterol e triglicérides, hist´rico familiar.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue, constatado quando a taxa de açúcar no sangue varia entre 100 e 125 mg/dl. A partir daí, a pessoa já é considerada diabética.

Na fase do pré-diabetes é que se deve tomar muito cuidado tomando a medicação correta e implementar mudanças no estilo de vida, buscando uma alimentação saudável e a prática de exercicios físicos para retardar ou impedir o surgimento do diabetes tipo 2 e o risco de doenças cardiovasculares.

A glicose no sangue tem variações irregulares no pré-diabestes, podendo ser caracterizado pela ausência de sintomas. Por ser silenciosa e sem sintomas, o melhor mesmo é se cuidar.

“O principal motivo do aumento de casos de diabetes é o tipo, quantidade de alimento ingerido e falta de regra nos horários. O consumo de açúcar, carbohidratos refinados como pães, bolachas, bicoitos, arroz refinado, macarrão refinado e fast-food é determinante para que a doença se instale. A falta de atividade física também é decisiva.” Diz a nutricionista Daniela Kaphan Vieira.

Fonte: www.bemleve.bolsademulher.com.br
Túlio Krause