Labios Rachados – Saiba como tratar

Por: Tâmara

24 de julho de 2011 13:22 | Saúde, Beleza e Bem-estar

Durante o inverno, é comum a pele ficar mais ressecada e apresentar problemas como coceira, vermelhidão e escamação. Mas não é apenas no frio que o problema acontece. Nos dias quentes, é o sol quem castiga a pele. As áreas mais sensíveis do corpo são as que mais sofrem com os períodos rigorosos de cada estação, e os lábios acabam sendo os principais prejudicados, pois estão sempre expostos às variações climáticas.

Outras causas para lábios ressecados são alergias, reações a algumas medicações, alterações hormonais, diabetes e até o uso de aparelho dentário. O vício do cigarro também pode causar o problema.

De qualquer forma, os lábios precisam de cuidados o ano todo, pois são tão frágeis que facilmente ficam ressecados e acabam rachando, descamando e ganham um aspecto nada agradável.

Além do desconforto, os lábios rachados deixam o rosto sem vida. E não adianta tentar esconder nem com batom, pois o problema pode ficar ainda mais evidente.

Uma das principais dicas de como tratar lábios rachados é evitar um erro muito comum, e que as pessoas cometem mesmo sem perceber. Passar a língua para umedecer a boca pode machucar ainda mais, já que a saliva é ácida e pode acentuar as rachaduras.

Portanto, o ideal é evitar ao máximo o contato da língua nos lábios e usar produtos a base de manteigas, como as de cacau e karité ou óleos minerais e vaselina. Aposte também nos batons que já vêm com hidratante e com protetor solar. O gloss também pode ser uma alternativa, porém tem menor fixação e dura menos tempo nos lábios.

Aplicar pomada de bebê, com composição rica em vitamina B, pode contribuir de maneira satisfatória para tratar o ressecamento dos lábios, mas é importante sempre consultar um médico antes de começar a fazer uso deste tipo de produto.

Além desses cuidados, não se esqueça de beber bastante água. Mesmo que para muitos esse hábito se torne mais difícil durante os dias frios, é essencial para evitar os lábios rachados e traz inúmeros benefícios para toda a pele e para o organismo.

Túlio Krause