Dicas para sono tranquilo

Por: Tâmara

22 de abril de 2009 21:42 | Saúde, Beleza e Bem-estar

Já está mais do que provado que o nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. A questão é: como ter um sono tranqüilo capaz de melhorar nossa qualidade de vida na correria do dia a dia? O segredo está em revisar as atividades que desenvolvemos desde o despertar! Confira algumas dicas para uma boa noite de sono.

Para relaxar melhor:

  • É importante manter horários regulares para deitar e acordar. Ficar horas a mais na cama pode interferir na qualidade do sono na noite seguinte.
  • Evite qualquer bebida com cafeína à noite. O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola estimulam o sistema nervoso.
  • Pare de fumar ou não fume à noite. A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína e tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso.
  • O exercício físico é um ótimo aliado para um sono com qualidade. O melhor período para praticá-los é até 6 horas antes de dormir.
  • Não faça refeições pesadas até três horas antes de dormir, pois isso obrigará o sistema digestivo a trabalhar demais prejudicando o sono.

Além desses pontos, outro aspecto fundamental para garantir um bom sono é escolher corretamente o colchão adequado ao seu biotipo. Para isso, é necessário verificar a densidade correspondente ao seu peso e altura.

Sobre esse assunto, consulte, numa casa especializada em colchões, as especificações técnicas do INMETRO em termos de densidade de colchões ideal para cada pessoa.