Conheça os sintomas da rinite alérgica

Por: Tâmara

23 de maio de 2010 21:41 | Resposta à sua Dúvida

O portal Paraná Online agora oferece a você um médico particular. A coluna “Seu Médico Responde”, lançada recentemente no site, tem como objetivo fornecer orientação mais ampla a pessoas que tenham dúvidas sobre assuntos médicos.

Escrita por profissionais do Centro de Otorrino e Plastica Facial, que é um centro médico de referência em otorrinolaringologia, cirurgia plástica facial e medicina estética, o objetivo é levar ao leitor, informações importantes que possam ajudá-lo no momento de um tratamento.

Para o internauta que tiver dúvidas ou sugestões é só entrar na página da coluna (www.parana-online.com.br), clicar no canal Vida e Saúde, acessar a coluna “Seu médico responde” e, à direita, clicar no link “entrar em contato” para postar sua pergunta.

Nesta edição, reproduzimos a resposta da médica Cynthia Nicolau à pergunta de um internauta: “Eu tenho Rinite Alérgica?”

“Os sintomas da rinite alérgica por vezes se confundem com resfriado: os mais comuns da alergia são espirros, coriza, coceiras na região dos olhos garganta ou nariz, obstrução nasal. Por isso somente um médico poderá dizer se seus sintomas são causados por alergia ou por alguma outra doença.

Geralmente os sintomas da rinite alérgica não são acompanhados de febre e mal estar, como os da gripe. Mas esses não são os únicos sintomas de quem tem rinite alérgica. Congestão nasal, tosse e falta de ar também estão relacionados às reações alérgicas respiratórias. As alergias também podem causar urticárias, erupções, coceira e inchaço”.

Aqui vão algumas dicas de prevenção e controle da rinite alérgica, pequenas medidas favorecem grandes resultados:

  • Evite poeira doméstica e ácaros
  • Evite agentes ou substâncias irritantes como fumaça de cigarro e perfume
  • Tudo que possa acumular pó deve ser removido, principalmente do quarto de dormir
  • Evite tapete, carpete e cortina, mesmo os chamado ‘anti-ácaro’, pois são locais de alojamento de poeira e difícil manutenção.
  • Prefira pisos lisos e tapetes laváveis.
  • Deixe os ambientes sempre bem ventilados e que permitam chegada de luz solar.

Não importam quais são seus sintomas, é importante consultar um médico especialista se você acha que são reações alérgicas que estão causando seu desconforto. Ele vai identificar a causa do problema e indicar o tratamento correto para o seu caso.

Fonte: Portal Paraná Online – http://www.parana-online.com.br