Como conciliar a correria com exercícios?

Por: Tâmara

7 de maio de 2009 22:40 | Resposta à sua Dúvida

“Como posso conciliar minha rotina, a correria diária, com a quantidade ideal de exercícios físicos para manter meu peso depois que eu sair do Spa?”

Luana Bauermann – Estudante – Toledo -PR

Olá Luana. Sua pergunta é muito interessante, vamos lá. Primeiramente não é nada fácil, hoje em dia, conciliar as atividades pessoais e profissionais diárias com o exercício físico. Com rotinas completamente diferentes as pessoas possuem necessidade de programas de exercícios específicos, lembrando sempre que cada organismo possui necessidades diferentes também, é o princípio da individualidade biológica.

Mas, diretamente na sua pergunta, a melhor forma de conciliar essas atividades é, sem dúvida, procurar um bom profissional de educação física que possa realizar uma avaliação do seu gasto calórico diário, determinar quais os melhores horários e desenvolver um programa de exercício físico voltado as suas necessidades. Hoje em dia existem uma série de testes e questionários próprios para esse fim.

Porém, como nem todos tem a condição ou a disponibilidade para ter um personal trainer, não deixaremos de praticar exercício físico. Vale lembrar que exercícios por pelo menos 40 minutos diários na maioria dos dias da semana já trazem alguns benefícios parar a saúde. Dê preferências aos exercícios aeróbicos ao ar livre procurando sempre respeitar os limites que o próprio corpo impõe. Fique atenta a sua freqüência cardíaca que não deve ultrapassar 80% da máxima. Para calcular a freqüência máxima usamos essa fórmula básica, Fcmáx = 220-idade.

Portanto espero ter respondido sua curiosidade e tenha ótimos hábitos saudáveis. Continue perguntando sempre, pois a dúvida gera conhecimento.

Obrigado!

Philippe Ferraiol – Educador Físico