Comi chocolate e perdi mais peso…

Por: Tâmara

7 de julho de 2009 16:37 | Resposta à sua Dúvida

Olá… Gostaria de entender porque em um dos dias que passei no Spa, apesar de ter comido 70 g de chocolate, cheguei a perder mais peso (700 g) do que em outros dias sem consumir nenhuma sacarose. O que pode ter acontecido neste caso? A informação adicional é que o meu organismo não produz serotonina…

Vanessa Heereng Gomes – Empresária – Maringá – PR

Oi Vanessa!

Nós geralmente esperamos do nosso organismo respostas exatas, como, por exemplo: “Comi a mais em um dia e no outro já vou engordar”, ou… “Fiz dieta certinho e amanhã já vou acordar mais magra”. Porém nosso corpo não funciona exatamente assim, pois existem muitas variáveis como ação hormonal, stress, ansiedade, idade, entre outras, que podem acelerar ou diminuir o processo de emagrecimento.

O fato de ter ingerido 70 gramas de chocolate, em média de 280 calorias a mais não seria motivo para engordar quando a dieta que você estava fazendo era de 1000 calorias, bem abaixo do valor para manutenção do peso, que é 1800 calorias.

A ingestão de chocolate induz o cérebro a produzir serotonina, que é uma substância ligada à sensação de prazer, aliviando a ansiedade e estados de depressão, acalmando o individuo que o ingere.

Sendo assim não vejo ligação do chocolate com um emagrecimento maior… fica a duvida… Será que se você não tivesse ingerido o chocolate teria emagrecido 700 gramas ou mais? Este é o grande mistério do  incrível corpo humano!!!

Abraços,

Daniela Kaphan Vieira – Nutricionista