Shiitake, cogumelo rico em nutrientes e pouco calórico

Por: Tâmara

20 de outubro de 2009 12:02 | Alimentos de A a Z

Os cogumelos shiitake são ótimos para serem servidos de diversas formas, como por exemplo em saladas, molhos ou como acompanhamento ou guarnição do prato principal. Além de deliciosos e nutritivos esses cogumelos podem compor pratos com poucas calorias.

Eles são uma excelente fonte de vitaminas B, especialmente a niacina e a riboflavina, possuem altos teores de proteina não animal e baixas taxas de gordura e calorias.

Propriedades medicinais

As propriedades medicinais do shiitake são conhecidas há muito tempo. Pela milenar medicina oriental é conhecido como “elixir da vida” por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, além de constituir em um importante fator de longevidade. Recentes pesquisas comprovaram ser o shiitake um regulador da taxa de colesterol no sangue e um forte aliado no combate a várias doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.

É considerado também como afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.

Propriedades nutricionais

É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Para fazer a re-hidratação de shiitakes secos, mergulhe-os em água quente por 2 a 5 minutos; em água fria, vinho ou caldos por 30 minutos e guarde o líquido para adiciona-lo como flavorizante aos pratos a serem preparados. Uma porção de 10g de shiitakes re-hidratados correspondem a 100g de cogumelos frescos.

Fonte: B-Business – www.br-business.com.br/port/shiitake