O valor nutritivo da aveia

Por: Tâmara

22 de abril de 2009 21:49 | Alimentos de A a Z

Tratam-se de dicas sobre alimentação saudável. Entre as informações que estarão aqui todos os meses, enfocaremos as principais propriedades nutricionais de grãos, cereais, legumes, frutas e outros alimentos. Para completar, disponibilizaremos aqui uma receita saborosa e nutritiva que usa o alimento em destaque na seção.

AVEIA

De acordo com o fitoterapeuta Hilton Claudino, a aveia é um alimento energético e rico em proteínas; cálcio, ferro, fósforo e possui as vitaminas A, B1, B2, B6, B12, E e K.

A aveia possui também vários aminoácidos, que são substâncias que estimulam o crescimento, além de promover a recuperação e o fortalecimento dos tecidos que tenham sofrido traumas, acidentes ou cirurgias.

Segundo Claudino, por ser rica em fibras, a aveia combate o colesterol ruim (LDL) e proporciona o bom funcionamento dos intestinos. Ela também é considerada como tonificante do cérebro e da pele. Entretanto, o fitoterapeuta lembra que, por possuir certas enzimas que morrerão se receberem calor acima de 45ºC, é preferível ingerir a aveia sem aquecer.

“A aveia é a vassoura do organismo humano, pois coloca para fora e elimina o mau colesterol, as gorduras e, ainda, ajuda a desobstruir as artérias”, afirma Hilton Claudino.

Ele recomenda o consumo diário de 40 gramas de aveia crua não aquecida – cerca de 3 colheres de sopa ao dia -para quem deseja eliminar gordurinhas extras, o vilão da vida moderna, que é o9 LDL (o mau colesterol). Como benefício extra, o consumo desta quantidade diária de aveia deverá ajudar a regular os intestinos, fazendo-os funcionar como um relógio…

Fonte: Os Vegetais  – Alimentos que promovem qualidade de vida - Hilton Claudino – (Editora Elevação – São Paulo, 2006)