Iogurte e coalhada, alimentos ricos por excelência

Por: Tâmara

15 de setembro de 2009 18:54 | Alimentos de A a Z

Iogurte ou coalhada – qual é melhor opção? Os dois alimentos são excelentes para promover o equilíbrio e ajudar na prevenção e no tratamento de problemas como depressão, insônia, etc…

Iogurte

O iogurte é um alimento vivo, pois os lactobacilos responsáveis pela fermentação revitalizam o leite. As pesquisas demonstram um grande aumento da capacidade imunológica dos consumidores de iogurte. Algumas apresentam o iogurte como excelente reconstrutor da flora intestinal, após tratamentos com antibióticos. Aquele que consome duas xícaras diárias de iogurte chega a desenvolver cinco vezes mais imunidade. Os lactobacilos são bactérias ferozes contra fungos e outras bactérias patogênicas. O iogurte é considerado excelente alimento por suas propriedades nutritivas e digestivas. No iogurte a caseína sofre modificação e se torna mais facilmente digerível. Por isso, ele é considerado um alimento pré-digerido. Contém proteínas, gorduras e carboidratos e conserva as mesmas vitaminas e sais minerais do leite, mas é ainda mais digestivo do que este. Além disso, o iogurte possui propriedades anti-sépticas e antibióticas (250 g de iogurte equivalem a 14 unidades de penicilina).

Coalhada

A coalhada é um excelente alimento de altíssimo valor nutritivo, pois preserva as propriedades do leite e, por causa das transformações que sofre, torna-se muito mais digerível que o leite puro. O consumo regular de coalhada, graças aos lactobacilos presentes no alimento, também recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as suas funções e ajudando em casos de prisão de ventre ou de diarréias. A qualidade microbiológica da coalhada também auxilia na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, o que a faz ser conhecida como um alimento probiótico e imunomodulador, com capacidade até mesmo de ajudar a evitar o câncer.

A presença de grandes quantidades de gorduras, provenientes do leite, faz da coalhada um alimento capaz de ajudar na redução do mau colesterol e, conseqüentemente, diminui os riscos de infarto. O leite coalho é, também, um alimento rico em cálcio, com cerca de 490mg para cada 100g e fósforo. Por isso, ela costuma ser indicada em dietas para pessoas com deficiência destes nutrientes e também para crianças em fase de crescimento. Apesar de proveniente do leite, a coalhada ajuda em casos de intolerância à lactose, já que, no processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido láctico, que é facilmente digerível até pelos estômagos mais sensíveis. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose que o leite. Quando elaborada a partir do leite desnatado, por exemplo, a coalhada chega a ser seis vezes mais digerível que o leite comum in natura.

Alguns benefícios da coalhada

Reduz o colesterol; diminui as diarréias causadas por tratamentos com antibióticos, quimioterapias, radioterapias e situações de estresse; melhora a digestão da lactose; aumenta o período de conservação do leite; recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as  funções intestinais; melhora a absorção do cálcio e proteínas do leite; desintoxica o intestino;  inibe a ação de bactérias patogênicas.

Obs.: Deve-se comer a coalhada no café da manhã e nas refeições da tarde ou noite, o iogurte.

Fontes: http://www.queijosnobrasil.com.br/queijo… e http://cristianaarcangeli.terra.com.br