Check list do mercado saudável. Como montar um cardápio perfeito

Por: Tâmara

18 de novembro de 2015 11:03 | Alimentos de A a Z, Comportamento

Chega de errar na hora das compras no supermercado: preparamos um check list com tudo o que você precisa comprar para manter uma alimentação saudável durante a semana. Lembre-se de manter esse check list sempre por perto para saber quais opções de alimento você deve escolher!

1 – Carnes magras

As carnes magras como o frango e o peixe são opções nutritivas e muito saborosas para preparar as refeições durante a semana. Além disso, lembre se de prepara-los sempre grelhados, assados ou cozidos, evitando as frituras.

2 – Frutas

Escolha as frutas que mais te agradam e insira pelo menos duas porções diárias por dia na sua alimentação. Além disso, quando estiver com vontade de comer algum doce opte por frutas!

3 – Saladas

Compre uma variedade de saladas para que você não enjoe durante a semana. Lembre-se de que as folhas verdes são liberadas e você pode comer o quanto quiser delas! Use a criatividade para montar saladas saborosas e diferentes, mas fique de olho nos molhos para não serem muito calóricos ou então industriais.

4 – Água

Sempre tenha agua mineral em casa, compre galões ou então garrafas de 2 litros para serem consumidas diariamente. O mínimo indicado é o consumo de 2 litros de agua por dia por pessoa! Não deixe de beber pois esse hábito vai manter seu corpo sempre hidratado.

5 – Arroz Integral

Que tal começar a trocar o arroz convencional pelo grão integral? Além de ser mais saudável por possuir mais fibras ele aumenta a sensação de saciedade e faz com que você coma menos. Porém, é preciso comprar o arroz integral para ser preparado em casa, evite os pacotes prontos e temperados para adicionar somente água.

6 – Adoçantes naturais

Troque o açúcar convencional refinado por adoçantes naturais como açúcar mascavo, mel e frutose. Esses dois primeiros são encontrados facilmente em qualquer mercado! Lembre-se de consumir sempre com moderação.

7 – Especiarias e Ervas

Por último, a dica é trocar a quantidade alta de sal por temperos alternativos como especiarias e ervas. O sal em excesso retém liquido e causa diversos outros malefícios para o corpo. Por isso, o ideal é maneirar bastante no sal e trabalhar mais nos temperos dos alimentos usando ervas diferenciadas e saborosas!

E por último, a dica é sempre ficar de olho nos rótulos. Opte pelos alimentos mais saudáveis e menos industrializados sempre que possível!