Banana, a fruta nutritiva que agrada a todos

Por: Tâmara

7 de maio de 2009 22:14 | Alimentos de A a Z

Símbolo dos países tropicais e conhecida no mundo todo, a banana é a fruta mais popular do Brasil. Possui elevado valor nutritivo, é energética e pobre em gorduras. A banana pode ser servida para pessoas de todas as idades, sendo indicada na forma de papinhas para bebês.

Valor nutritivo

É uma fruta muito nutritiva, rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo, potássio e ferro, além de vitaminas A, B1, B2 e C. Fácil de digerir, deve ser dada às crianças a partir dos 6 meses de idade. Como praticamente não contém gorduras, é indicada nas dietas pobres em colesterol. Pode ser consumida ao natural, como sobremesa, ou ser usada nos mais variados pratos.

São muitas as variedades de banana cultivadas por aqui. Algumas são consumidas ao natural, outras cozidas, assadas ou fritas. O valor nutritivo varia ligeiramente em cada tipo, mas de modo geral a banana é rica em carboidratos. Os carboidratos e o açúcar da banana, a frutose, ajudam a melhorar o humor e o sono, enquanto as fibras colaboram com a função intestinal.

É sempre uma boa pedida comer uma banana entre as refeições, pois ela satisfaz e prolonga a sensação de saciedade. Mas o benefício mais significativo deriva do alto teor de potássio (a banana só perde para o abacate), um sal mineral que está relacionado com o equilíbrio dos líquidos no organismo e, conseqüentemente, com a estabilização da função muscular, ajudando a regular os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Para os atletas, a banana é a fruta da hora: seu amido fornece energia prolongada, enquanto o potássio evita cãibras. Quem nunca viu Gustavo Kuerten ingerindo uma banana bem no meio de um jogo de tênis disputadíssimo? Para completar, ela tem baixo teor de gordura e é de fácil digestão, sendo recomendada a adultos e crianças como um dos carboidratos mais bem tolerados pelo organismo.

Fontes: http://www.geocities.comhttp://www.nestle.com.br/Cozinha/