Você conhece as propriedades nutricionais do mamão?

Por: Tâmara

22 de outubro de 2010 00:42 | Alimentos de A a Z

Ao pesquisar na internet material sobre as propriedades nutricionais do mamão, encontramos um artigo interessante, assinado por Andréa Galante (mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo) e publicado no portal Folha Online há quase oito anos. A matéria continua atual, e, portanto, vale a pena ser lida novamente. Confira!

As propriedades do mamão e da papaína

Mamão

Frutas e verduras são ricas em vitaminas e sais minerais e têm também substâncias capazes de proteger o organismo contra algumas enfermidades. O mamão, rico em vitamina A e C, é um bom exemplo. Boa fonte de sais minerais, como cálcio e potássio, contém ainda papaína, encontrada em maior quantidade no fruto verde. Para extraí-la, risca-se o fruto verde e o líquido que escorre é transformado em pó ou em cápsulas usadas em tratamentos alternativos.

A única certeza por enquanto é que essa substância tem um importante papel no bom funcionamento do aparelho digestivo e para nos beneficiarmos disto, podemos consumir o próprio fruto. Para ingerir a papaína em cápsulas ou em pó é necessário ter acompanhamento médico e nutricional.

Quem quer manter uma dieta equilibrada deve incluir o mamão entre os alimentos consumidos, em razão de suas vitaminas, sais minerais e papaína. Apesar de ser uma fruta muito nutritiva, o mamão possui poucas calorias – uma porção de 200 gramas, equivalente a 1 xícara de mamão picado, tem apenas 78 Kcal. É, portanto, uma ótima opção para quem faz dieta com restrição calórica.

Esse fruto, que deve ser consumido diariamente para ajudar a equilibrar o organismo, é uma excelente opção para o café da manhã ou mesmo como sobremesa auxiliando no processo digestivo.

Ao comprá-lo, verifique se o fruto não tem rachaduras, buracos e picadas de insetos -o ideal é que sua casca esteja firme. Quando estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e armazene-o em local fresco. Não risque o mamão para acelerar o amadurecimento porque esse líquido perdido contém substâncias nutritivas responsáveis pelo sabor.

No Brasil encontramos duas variedades de mamão: Havaí e formosa. O mais consumido é o Havaí, conhecido como papaia, que tem propriedades nutritivas similares.

Apesar de ser uma fruta muito nutritiva, o mamão possui poucas calorias. Uma porção de 200 gramas, equivalente a 1 xícara de mamão picado, tem apenas 78 Kcal. É, por isso uma ótima opção para quem faz dieta com restrição calórica.

Fonte: Texto adaptado a partir do artigo de Andréa Galante, disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u53.shtml