Saiba quais benefícios as frutas vermelhas trazem à saúde

Por: Tâmara

13 de dezembro de 2010 00:58 | Alimentos de A a Z

Na seção Você Saudável do portal Vila Mulher está disponível um artigo da nutricionista Roberta dos Santos Silva* com várias informações sobre as propriedades nutricionais e medicinais das frutas vermelhas. Confira, a seguir:

O poder das frutas vermelhas

Frutas vermelhas

Morango, melancia, cereja, framboesa, amora e outras muitas variedades fazem parte do grupo das frutas vermelhas. Qualquer fruta fornece propriedades importantes à saúde, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Porém, podemos destacar o grupo das frutas vermelhas, pois além desses nutrientes, possuem poder antioxidante.

Além de fornecerem poucas calorias, as frutas vermelhas possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças. Esses compostos que dão a cor vermelha na fruta. Podendo atuar na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geléia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.

Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades

Morango - O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.

Maçã - Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para a absorção de vitamina C no organismo e é estimulante das funções cerebrais.

Caqui - Assim como a maçã, também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.

Melancia – Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

Cereja - A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido à quantidade de flavonóides presente nela. Também é fonte de vitaminas A e C e de fibras solúveis.

Mirtilo – Taninos, antocianinas, são as substâncias dessa frutinha que têm sido ligados à prevenção do declínio mental relacionado com a idade e aos efeitos anti-câncer.

Vale lembrar que é de extrema importância higienizar corretamente as frutas antes do consumo.

* Nota: Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Fonte: Portal Vila Mulher – Seção Você Saudável (por Roberta Silva) – http://vilamulher.terra.com.br/o-poder-das-frutas-vermelhas-11-1-70-256.html