Repolho é pouco calórico e ótima fonte de nutrientes

Por: Tâmara

20 de janeiro de 2011 16:41 | Alimentos de A a Z

A nutricionista Carolina Chuichmam, de Campinas, disponibiliza em seu blog um artigo bem detalhado sobre as variedades de repolho, a riqueza de nutrientes que possui e os benefícios que o consumo da hortaliça traz à saúde. Confira essas e outras informações contidas em parte da matéria, que reproduzimos a seguir:

Desvendando os Benefícios do Repolho

RepolhoOs repolhos são comumente classificados de acordo com a forma da cabeça e a cor das folhas. O REPOLHO BRANCO pode ter a cabeça redonda, chata ou pontuda, e as folhas são brancas. Redondo ou com cabeça achatada, o REPOLHO ROXO tem as folhas dessa cor. É a variedade mais rica em nutrientes e substâncias antioxidantes.

Como escolher?

Escolha repolhos firmes e pesados. As folhas devem estar bem fechadas. Se estiver com muitas folhas soltas, o repolho não está em perfeito estado de conservação. As folhas mais exteriores não devem apresentar manchas escuras e sua cor deve ser viva. A parte central externa do repolho deve ser firme e clara – ela amolece e escurece quando o vegetal está velho.

Nutrientes

Ótima fonte de vitamina C, o repolho também é rico em vitamina A e vitamina B6, além de possuir substâncias antioxidantes, associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Rico em proteína, ferro, potássio, cálcio, magnésio, fibras, etc.

Para sua saúde

Os carotenóides encontrados no repolho, como beta caroteno, luteína e zeaxantina são substâncias antioxidantes que, além de proteger contra alguns tipos de câncer, diminuem o risco de certas doenças oculares como degeneração macular e catarata. A vitamina C, que também tem ação antioxidante, é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro. A vitamina B6 também contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de atuar na modulação dos receptores de hormônios no organismo e na formação das células nervosas. A vitamina A protege o sistema de defesas do organismo e a saúde dos olhos.

Fonte – Texto e foto:

Blog da nutricionista Carolina Chuichman – Para ler a matéria completa, acesse: http://www.nutricionistacarol.com/2010/04/desvendando-os-beneficios-do-repolho.html