Alimentos congelados são saudáveis?

Por: Tâmara

25 de novembro de 2015 10:29 | Alimentos de A a Z

Os alimentos congelados são uma ótima opção para quem busca mais praticidade na alimentação, gastando menos tempo com o preparo no seu dia a dia. Seja para porções individuais ou para a família toda! Porém, algumas pessoas possuem uma dúvida muito importante: será que os alimentos congelados são tão saudáveis quanto os frescos?

Existem alguns fatores que podem influenciar na qualidade do alimento após o seu congelamento. Por isso, separamos abaixo algumas especificações importantes para que você entenda mais sobre o tema e se alimente da maneira mais nutritiva, saudável e prática possível com os alimentos congelados. Confira:

 

A qualidade dos alimentos antes de congelar

 

O primeiro passo para não perder nutrientes ou para não comprometer a sua alimentação com alimentos congelados é cuidar com a qualidade antes mesmo de passar pelo processo de congelamento. Pode parecer obvio, mas muitas pessoas esquecem de escolher as frutas, vegetais, ou preparar os alimentos com qualidade antes de congela-los!

Preste muito atenção nesse aspecto e lembre-se de que alimentos como feijão e outros preparados não devem conter tempero, a fim de não comprometer a qualidade da comida quando você for descongelar. Para esse tipo de comida, o tempero deve ser feito na hora do consumo!

O processo de congelamento

A questão mais importante a ser analisada para não perder nutrientes é o processo de congelamento. Cada tipo de alimento exige um processo diferente, e por isso, é preciso ficar atento às especificações. Qualquer erro pode fazer com que o alimento não fique com a melhor qualidade possível!

Se você quiser aprender mais sobre como preparar o processo para alimentos congelados acesse o artigo que já fizemos explicando como deve ser o congelamento para cada tipo de alimento.

A aparência e textura dos alimentos congelados (congelamento caseiro x congelamento industrial)

Alguns tipos de alimentos podem ficar com uma aparência não muito agradável após o congelamento, perdendo cor e também a textura. Isso pode ocorrer devido ao processo de congelamento ser feito incorretamente ou até mesmo por que o alimento acaba, naturalmente, perdendo a aparência agradável ao ser congelado. Geralmente o congelamento industrial mantém o visual, textura e cores do alimento, o congelamento caseiro, se feito corretamente, pode ocasionar a perda de aparência, porém manter todos os nutrientes intactos ou, pelo menos, diminuir ao mínimo a perda deles.

Como dissemos acima, depende muito da qualidade do processo, se ele foi feito corretamente ou não. Ou seja: alimentos congelados podem sim ser saudáveis tanto quanto os frescos!

Na Frozen Diet você encontra refeições saudáveis, práticas e elaboradas com a mais alta qualidade que você e sua saúde merecem. Pratos saborosos e ricos em nutrientes, feitos com ingredientes frescos, naturais e orgânicos. Confira alguns de nossos pratos que você por levar para casa congelado.

Salmão com Ervas Finas - Frozen Diet

Soufflé de Milho - Frozen Diet  Nhocão de Batata Doce - Frozen Diet

Quer saber mais sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!