Substitutos do açúcar

Por: Tâmara

23 de abril de 2012 21:34 | Alimentos de A a Z

Açúcar, a principal fonte de combustível de nosso corpo que quando ingerido é transformado em glicose sustentando nossas funções cerebrais e musculares, o açúcar nos proporciona uma verdadeira explosão de energia de efeito temporário.

Responsável pelos problemas de saúde como diabetes e obesidade, o açúcar também provoca a elevação de triglicérides, alterações no fígado e hipertensão arterial.

A única saída para evitar o açúcar e não retirar o doce de sua alimentação é substituindo este vilão por adoçantes químicos ou naturais mais saudáveis que possam agregar valor nutricional a sua saúde.

Conheça algumas opções e escolha qual opção se adapta mais ao seu paladar e rotina alimentar. Eles ainda são a melhor opção, principalmente quando comparados com o ciclamato, que, de acordo com uma série de pesquisas, contém substâncias possivelmente cancerígenas.

Stévia

Os adoçantes feitos à base de stévia são extraídos da folha da Stevia rebaudiana, uma planta de origem indiana. Essa opção figura entre as mais saudáveis, já que é de origem natural e não causa qualquer alteração na glicemia.

Açúcar Mascavo

Ele pode ser utilizado da mesma maneira que o açúcar branco, mas vale ressaltar que ele contém calorias e por isso deve ser usado com moderação.

A compra desse alimento também merece atenção, já que pode ser feita a granel, em que o produto fica exposto. Nesse caso o risco de contaminação é maior. Prefira comprar o produto embalado e confira os dados de lote e prazo de validade.

Sucralose

Os adoçantes de mesa feitos à base de sucralose possuem poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, têm sabor agradável e podem ser utilizados em preparações quentes e frias.

Mel

Constituído por frutose e glicose, ele é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Também é conhecido pelas suas ações antifúngica e bactericida. Mas possui elevado valor calórico, portanto não deve ser consumido em grande quantidade.

Acessulfame-k

Este adoçante é derivado do potássio e tem poder adoçante entre 130 e 200 vezes maior do que o açúcar branco. Ele pode ser adicionado à comida e bebida. Também está presente nos chicletes que não levam adição de açúcar. Apesar de não adicionar nutrientes à alimentação, não há estudos comprovando seu efeito nocivo ao organismo.

Açucar orgânico

O açúcar orgânico é cultivado e processado sem o uso de qualquer aditivo químico. Seu consumo deve ser moderado, já que também aumenta a taxa glicêmica no sangue.


Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14727-troque-o-acucar-por-estes-sete-substitutos-saudaveis/6#conteudoTxt