5 erros na alimentação saudável que fazem você ganhar peso

Por: Tâmara

9 de setembro de 2015 17:20 | Alimentos de A a Z, Mantenha seu peso

As pessoas que desejam perder peso, não raro, caem em diversas armadilhas contrárias à alimentação saudável e que podem realmente prejudicar a saúde do corpo com falsos emagrecimentos (quando perde-se massa muscular, a massa magra) entre outros erros.

Na busca pelo peso ideal, a alimentação saudável deve ser levada em consideração, porém muitas vezes fica prejudicada por dietas rápidas, que prometem resultados milagrosos. Mas vale lembrar que só se emagrece com uma alimentação saudável e que alimentação saudável é um hábito diário e constante, o qual deve ser quebrado apenas em dias especiais e retomado o mais rápido possível.

Conheça alguns erros na alimentação saudável que, na verdade, fazem você ganhar peso:

  • Excesso de Proteína

Um erro muito comum entre as pessoas que buscam emagrecer é ingerir proteína em excesso. Sabemos que a proteína é responsável pelo fortalecimento da massa muscular, mas lembre-se: quando nosso corpo recebe uma carga exacerbada de proteína, transforma-a em gordura.

  •  Passar fome

Ficar horas sem ingerir um alimento torna seu metabolismo mais lento e, consequentemente, mais difícil de perder peso. Para emagrecer, o ideal é comer de pouquinho em pouquinho diversas vezes ao dia. Nutricionistas aconselham a ingerir alimentos de três em três horas.

  •  Excesso de frutas

Muito se fala em beber batidas ou sucos com fibras e nutrientes como parte de uma alimentação saudável para auxiliar a saciar a fome. No entanto, é preciso misturar ingredientes que realmente farão a diferença no seu organismo. Juntar mais de cinco frutas em um único suco, por exemplo, pode gerar um copo com mais de 500 calorias. Já imaginou?!

  •  Pão integral

Optar pelo pão integral acreditando que ele engordará menos que o pão branco é uma mentira. Se for comer pão, é claro que o integral é o mais indicado, pois apresenta mais fibras (as quais contribuem para a saciedade) e micronutrientes, entretanto, possui a mesma quantidade de calorias de um pão branco. Portanto, não abuse!

  •  Cortar totalmente carboidratos ou alimentos gordurosos

Não pense que eliminar totalmente os carboidratos ou alimentos gordurosos faz parte de uma alimentação saudável. Quem elimina por completo uma cadeia alimentar acaba por descontar em outro tipo de alimento, como o açúcar. Ademais, gorduras existem em diversos alimentos, resta saber quais são as benéficas e maléficas. Gorduras contidas em alimentos naturais (como amêndoa, abacate etc) são essenciais, pois auxiliam o organismo no combate contra doenças.

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